Coca-Cola lança promoção para estimular uso de garrafas retornáveis
Coca-Cola

Para estimular uma adesão maior às embalagens retornáveis, a Coca-Cola lança a promoção especial “Minha Receita Mágica”, 100% digital, com duração até 24 de julho. Pautada pelo compromisso global por um “Mundo Sem Resíduos” e como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa pretende estimular de forma significativa o engajamento nesse produto. Apesar de já ser líder mundial, com 34% de seu portfólio ser retornável, a companhia tem investido aproximadamente US500 milhões para aumentar a disponibilidade dessa embalagem e chegar a 40% na região. No Brasil, representam cerca de 20% do total de vendas.

Visando engajar tanto consumidores quanto pontos de venda na promoção, serão ofertados milhares de prêmio de até R 50 mil e mais de 1 milhão de produtos retornáveis, em duas mecânicas: Achou Ganhou e Junte e Troque. “Essa campanha promocional é um convite para os consumidores fazerem a diferença e utilizarem o tipo de embalagem que reforça a importância da economia circular da matéria-prima que compõe a embalagem do seu produto Coca-Cola preferido”, explica Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, que afirma “Atualmente no Brasil, as retornáveis estão disponíveis em cerca de 500 mil pontos de venda, como supermercados, mercearias e bares. Essa embalagem, além de trazer o benefício da economia para o consumidor, que na troca só paga pelo conteúdo, é uma opção mais sustentável para o meio ambiente e está alinhada com o compromisso Mundo Sem Resíduos assumido pela The Coca-Cola Company globalmente.”

Para alcançar o maior número possível de consumidores, haverá divulgação da campanha Minha Receita Mágica em PDVs, MUB, OOH, merchandising, mídias sociais, entre outras ações. Além de estimular a participação do consumidor, a promoção também premia o ponto de venda: a cada cinco produtos retornáveis entregues, o PDV recebe uma chance de ganhar R 5 mil no sorteio. “Um dos objetivos da promoção é o de cadastrar mais pontos de troca de embalagem retornável pelo país e consolidar os já existentes, incentivando o consumo dessa embalagem, que diminui a geração de resíduo no planeta”, comenta Ted Ketterer, que reforça: “Para atingirmos a meta Mundo Sem Resíduos, o consumidor é um dos nossos aliados na geração de menos resíduo para o meio ambiente e incorporar a garrafa retornável em sua rotina é uma forma positiva e um hábito sustentável em prol do planeta.”

 

 Retornável reduz pegada de carbono 

As embalagens representam 30% da emissão de gases da The Coca-Cola Company e a garrafa retornável é uma das maneiras mais eficazes para reduzir a pegada de carbono da empresa. Cada vasilhame retornável pode ser reutilizado de 25 vezes, o que contribui para evitar que 1,6 bilhão de novas garrafas entrem em circulação anualmente. Após o término do ciclo de vida, são enviadas para reciclagem, fechando o ciclo.

Segundo Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina, essa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico sustentável do planeta. “O conceito de economia circular é baseado na ampliação da vida útil das embalagens, intensificando o uso e a reutilização de cada garrafa para minimizar o consumo de energia e reduzir a pegada de carbono. Para isso, é preciso repensar os sistemas, redesenhar e reavaliar a produção e reconsiderar a vida útil, o que significa investimento em inovação e bom gerenciamento de recursos”, explica o gerente. Para as garrafas retornáveis, a meta global é alcançar 25% do seu volume de vendas até 2030 e que todas sejam produzidas de material reciclado. Apesar de a América Latina superar essa meta, atualmente essa embalagem representa 16% do mix mundial.

 

História da Garrafa Retornável Universal 

A garrafa retornável existe desde a década de 80. No entanto, a Universal chegou ao Brasil em 2018, com um investimento de cerca de R 100 milhões de projeto e criação de uma embalagem com design único que pudesse ser utilizada em várias marcas de bebidas da empresa e de instalações de limpeza e recarga que permitem que as garrafas sejam devolvidas, limpas e recarregadas.

No Brasil, as embalagens de 2 litros das marcas Coca-Cola, Fanta, Sprite e sucos Del Valle são garrafas da mesma cor, formato e tamanho, o que aumenta a eficiência de coleta, limpeza e envase. Esse modelo agora está disponível em 30 países.

 

Reciclagem 

Para alcançar o compromisso mundial de coletar e reciclar 100% de suas embalagens até 2030, no Brasil foram coletadas e recicladas mais de 70 mil toneladas de PET no ano passado, cerca de 41% da produção anual, por meio de programas de coleta e reciclagem diretamente liderados ou apoiados pela empresa, como SustentaPET, Recicla Solar e Reciclar pelo Brasil.

A meta é de dar o destino correto (coletar, reaproveitar ou reciclar) para o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030, tornar recicláveis 100% das embalagens utilizadas pela Coca-Cola Company em todo o mundo até 2025, e incorporar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens PET da companhia.

 

Para maiores informações, confira: Coca-Cola