Brasileiros voltam a fazer compras de abastecimento e priorizam embalagens menores
Brasileiros

Para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o Consumer Insights 2023 – estudo produzido pela Kantar – apesar da retomada das compras de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos.

As embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado. Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de longe.

De forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8 milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de 22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio.

A omnicanalidade também se intensifica no país. No primeiro trimestre de 2023, 55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras. Ainda houve alta de 22% no gasto médio por lar e crescimento de 60% na frequência.

O e-commerce, por sua vez, mostra estagnação nos gastos. A justificativa da Kantar é que o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade dos desembolsos. Entre março de 2022 e de 2023, o meio caiu 2,8% em frequência e retraiu 1,1% em tíquete médio.

Tipos de compras

Um dado curioso é que o tipo de compra muda conforme o momento do mês. Do 1º ao 10º dia, por exemplo, o abastecimento volta a ganhar importância em volume, representando 54,3% no primeiro trimestre de 2023. A tendência é puxada por compradores de 30 a 49 anos de idade e marcas econômicas.

Entre o 11º e 20º dia, a proximidade (16,1%) ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos de idade e produtos Mainstream. Já do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.

Confira a matéria na íntegra: Supervarejo

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.