Bom design traz bons negócios
Embala Nordeste Feira

O design de uma embalagem é o primeiro e mais importante ponto de contato das pessoas com qualquer produto.

Brasileiros não são “brand lovers”. E não sou eu quem está dizendo isso: de acordo com um estudo realizado pelo Google neste ano, 64% da população não são fiéis a marcas específicas. Na própria ferramenta de busca, quando analisadas as pesquisas de produtos, apenas 7% são feitas com alguma marca ao invés do modo genérico. Isso significa que, por mais que as grandes empresas tenham um espaço importante no mercado, o público está bastante disposto a conhecer novas alternativas de produtos.

Ainda assim, a competitividade é gigantesca. Destacar-se é uma luta pela qual todos os negócios passam, principalmente os pequenos e médios, ou os que estão surgindo agora. Como, então, chamar a atenção do cliente e aproveitar sua disposição para experimentar novidades?

A resposta é mais simples do que parece: com um bom design.

De acordo com o instituto Point of Purchase Advertising, 74% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Com base nesse e outros dados sobre o assunto, o Alliance Center for Global Research and Development realizou um estudo sobre o que impacta essas decisões, e chegou à conclusão de que são dois fatores principais: atenção visual e memória. O primeiro é alcançado pelo design e posicionamento na loja ou no e-commerce; o segundo se trata da imagem da marca e de um trabalho constante de brand awareness.

Ou seja: no online ou no presencial, é o visual que vai fisgar a curiosidade do consumidor e fazê-lo conhecer a marca, tudo em questão de segundos. A embalagem conta uma história em um só ato. Ela informa ao consumidor do que se trata o produto, como a marca se posiciona, qual o objetivo daquele item e ainda tem o poder de torná-lo memorável. Com o tempo, as pessoas vão reconhecendo a empresa pelo design e o olho sempre vai automaticamente para onde está familiarizado. Com isso, as lojas e supermercados acabam também priorizando a marca nas gôndolas por perceberem o interesse. Pronto, todo o ciclo de atenção visual e memória está completo.

É importante ressaltar que, exceto pela disposição física em prateleiras e gôndolas, todos esses aspectos também valem para as vendas digitais. E também há uma questão de posicionamento nesse caso, especialmente em marketplaces.

Estratégias que destacam os produtos, tanto nas lojas físicas quanto online, são sempre essenciais. Mas o design é que fará com que esses posicionamentos realmente funcionem, de maneira complementar e integrada. As pessoas não estão mais apenas em um local ou outro — elas estão no presencial e também no virtual. A marca precisa demonstrar consistência e qualidade em todos esses canais a todo momento.

A presença em todos os canais é já conhecida como estratégia omnichannel. É uma forte tendência no varejo; o Think with Google informa que ela gera uma taxa 80% maior de visitas incrementais à loja. Omnichannel diz respeito à integralidade de experiências e comunicação, então faz sentido que o design das embalagens também faça parte disso.

A maior vantagem que todos esses dados e visões apresentam é que não é preciso um grande investimento para que a embalagem cumpra seu papel, auxilie no destaque dos produtos e, consequentemente, no crescimento da marca. É preciso, porém, atenção para o propósito da empresa, para o público em questão e para profissionais criativos que desenvolvem soluções de design relevantes para o consumidor.

Pequenas e médias empresas podem encontrar seu espaço com uma estratégia relevante para seu público. O papel do design é traduzir essa estratégia em um visual autêntico. E quando tudo isso acontece, o sucesso é inevitável.

Confira a matéria na íntegra: Embalagem Marca

Por Renata Alcantara*

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.