Embalagem biodegradável e com menor volume vira tendência para 2024

Design que diferencia na gôndola também desempenha um papel crucial na decisão de compra do consumidor

Durante o primeiro trimestre de 2023 o consumidor brasileiro priorizou o espaço do carrinho de compras para as pequenas embalagens. De acordo com a pesquisa Consumer Insights 2023, os recipientes de menor volume estiveram em 51% das compras feitas naquele período. Em segundo lugar aparecem as embalagens médias, presentes em 30% das compras.

No final da fila estão os produtos vendidos em recipientes considerados grandes, que representaram 12% e o extragrande somente 2%.

Aparecido Borghi, professor da pós-graduação em gestão de trade marketing da ESPM, a cada mudança comportamental existe uma adaptação para atender os consumidores. “Tem aqueles que precisam cortar gastos e migram para marcas mais baratas ou optam pelas embalagens com menor conteúdo e menor custo também. Além das embalagens menores, os designs atrativos que diferenciam produtos na gôndola devem ser outra tendência poderosa para as embalagens das marcas”, afirma. Para Borgui, as novas embalagens precisam conquistar o consumidor no primeiro contato na gôndola.

“O consumidor se depara com um produto e seus concorrentes nas prateleiras e, nesse momento, o design da embalagem tem uma responsabilidade muito grande no processo decisório. Quem nunca decidiu comprar um produto simplesmente pela atratividade da embalagem?”, pondera o professor de gestão de trade marketing da ESPM.

Alejandro Perren, diretor comercial da agência de design Hand Atelier, entre as tendências de formatos de embalagens para 2024, espera-se um aumento de recipientes sustentáveis e reutilizáveis, feitos a partir de materiais biodegradáveis.

“As embalagens inteligentes também serão tendência para o ano que vem, assim como QR Code para rastreamento e realidade aumentada. O desafio está em encontrar opções economicamente acessíveis para o fabricante dos produtos”, diz.

Segundo o executivo da Hand, além da busca por embalagens que diferenciam produtos em prateleiras lotadas, a indústria também preza por recipientes que garantam a durabilidade do produto e a praticidade para o consumidor.

“Atualmente os consumidores valorizam embalagens sustentáveis, práticas e informativas ao mesmo tempo. Contar com um design atraente também desempenha um papel crucial na decisão de compra do consumidor consciente”, explica Perren.

De acordo com o professor Aparecido Borghi, cada vez mais as marcas atraem seus consumidores para o mundo digital, visando envolvê-los no seu universo e as embalagens podem fazer essa conexão.

“A embalagem já está agindo como um conector do consumidor com as estratégias de comunicação digital das marcas. Basta um planejamento e execução colaborativa de toda a cadeia para gerar cada vez mais valor para o consumidor”, completa.

Confira a reportagem no Super Varejo.

 

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