Programa da Tetra Pak reduz perdas e desperdícios em até 13%
Programa da Tetra Pak reduz perdas e desperdícios em até 13%

Em 2023, a iniciativa capacitou e qualificou mais de 8.400 pessoas

O programa Desperdício Zero da Tetra Pak foi responsável pela redução média de 13% em perdas e desperdícios com embalagens pós-envase na cadeia de alimentos. O número considera indústria, distribuidores, atacados, centros de distribuição e pontos de vendas como redes de varejo e pequenos comércios.

Em 2023, a iniciativa capacitou e qualificou mais de 8.400 pessoas que atuam em algum desses setores. Os participantes aprenderam sobre métodos de diminuição dos riscos de contaminação por manuseio inadequado dos alimentos envasados em embalagens longa vida e que mantêm a boa aparência e qualidade destes produtos.

Lançado no Brasil pela companhia em 2010, o projeto tem o objetivo de orientar todos os profissionais envolvidos no processo de distribuição e venda de alimentos sobre os procedimentos corretos de manuseio das embalagens. Desde sua implementação, mais de 100 mil pessoas foram capacitadas.

“Estes dados revelam que entre a distribuição, armazenamento e a venda de um produto no varejo, há espaço para diminuição de perdas e de custos desnecessários. O programa Desperdício Zero nasceu justamente para orientar todos os profissionais envolvidos nestes processos dentro do setor de alimentos e bebidas sobre os procedimentos corretos de manuseio das embalagens a fim de minimizar tais riscos”, comenta Debora Parreira, gerente de Soluções de Vendas e Distribuição da Tetra Pak.

O programa Desperdício Zero é gratuito e está disponível à indústria, aos distribuidores, aos atacados, aos centros de distribuição aos pontos de vendas e a motoristas de caminhão. O projeto ocorre em 20 países onde a Tetra Pak tem presença.

“O programa Desperdício Zero nos ajuda a ir além da redução de desperdícios, perdas e danos de produtos em toda a cadeia de distribuição ou de diminuir risco de contaminação por manuseio inadequado. Ele se tornou muito importante e agrega valor à nossa atuação por manter a integridade do produto não apenas para o varejista, mas também para o consumidor”, afirma Débora.

Confira a reportagem no portal Mercado & Consumo.

 

PARTICIPE DA EMBALA NORDESTE E ENCONTRE AS MELHORES SOLUÇÕES EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, EMBALAGENS E SERVIÇOS