Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução de energia eólica no Nordeste
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução de energia eólica no Nordeste

Duas grandes empresas respectivamente em seus setores de infraestrutura energética e mobilidade, a Neoenergia e o Grupo CCR, firmaram um acordo pelo qual a CCR passará a ser sócia em três usinas do complexo eólico Neoenergia Oitis, localizado no Piauí. Este é o primeiro projeto na modalidade de autoprodução do Grupo CCR e inclui o acesso à energia produzida pelas usinas Oitis 2, Oitis 4 e Oitis 6. A energia gerada pelas eólicas irá atender 60% da demanda atual da companhia.

O acordo integra o compromisso assumido pelo Grupo CCR de ter 100% dos seus ativos abastecidos por fontes renováveis de energia até 2025, objetivo que foi alcançado já este ano com uma estratégia que incluiu a migração de ativos para o mercado livre, a compra de IRECs e investimentos em geração solar distribuída.

A parceria com a Neoenergia irá sustentar o cumprimento desta meta nos próximos anos. Além de promover o acesso à energia limpa, o negócio mitiga a exposição da CCR a riscos relacionados à oscilação de preços no mercado livre de energia.

 A 16ª edição da EMBALA NORDESTE já tem data marcada no Centro de Eventos do Ceará: 5 e 6 de agosto de 2025

“O Grupo CCR é, atualmente, um dos 50 maiores consumidores de energia elétrica do país e vemos os investimentos em fontes renováveis como um pilar fundamental em nossa estratégia de redução da pegada de carbono das nossas operações, liderando a agenda de sustentabilidade no setor de infraestrutura de mobilidade do Brasil. Ter um parceiro com a solidez da Neoenergia ajuda a trazer confiabilidade e credibilidade para a nossa jornada de descarbonização e sustentabilidade”, afirma Pedro Sutter, vice-presidente de Sustentabilidade, Risco e Compliance do Grupo CCR.

Já a Neoenergia acredita que a eletrificação da economia é um caminho sem volta para o processo de descarbonização no Brasil e no mundo. A geração de energia renovável está no DNA da companhia, e esta operação reforça o seu compromisso com os objetivos ESG.

“O Grupo CCR é uma referência em mobilidade e esta parceria vem apoiar a jornada de descarbonização da empresa, por meio da associação de duas marcas líderes em direção à transição energética. Além da previsibilidade dos custos para a CCR, sob a ótica da Neoenergia, nos garante estabilidade de receita de longo prazo com adequada rentabilidade. Essa estratégia reforça os compromissos da empresa com os investimentos no parque gerador renovável e atende à nossa estratégia de impulsionar um futuro energético mais limpo e eficiente para todos”, afirma Hugo Nunes, diretor executivo de Negócios Liberalizados da Neoenergia.

Complexo do Oitis

A Neoenergia Oitis é um complexo eólico formado por 12 parques, localizados entre os estados do Piauí e da Bahia, com 103 aerogeradores de 5,5 MW cada, totalizando uma capacidade instalada de 566,5 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes.

Os 12 parques ocupam uma área de 2,1 milhões de m2 — seis vezes o tamanho do Maracanã. Cada um dos aerogeradores tem 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, e suas bases contam com uma estrutura de 79 toneladas de aço e concreto composto por 22 toneladas de cimento e 1.000 t de cascalho e areia.

Atualmente, a Neoenergia possui 44 parques eólicos em operação nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, com capacidade instalada de 1.389 MW.

Neutralidade carbônica do Grupo CCR

O compromisso de neutralidade carbônica faz parte da Ambição 2035 do Grupo CCR. Nesta visão de longo prazo, a atuação em ESG da Companhia está organizada em cinco pilares, sendo que um deles é a redução da pegada ambiental e do risco climático.

Recentemente, a Companhia realizou a sua primeira compra de crédito de carbono, ao adquirir 67 mil toneladas de créditos gerados pela PSA Carbonflor, metodologia aplicada no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do País, administrada pela Reservas Votorantim.

Em 2023, a Companhia foi a primeira empresa do setor de infraestrutura de mobilidade do Brasil a ter as suas metas aprovadas SBTi, se comprometendo a diminuir em 59% das emissões de CO2 nos escopos 1 e 2 e de 27% no escopo 3 até 2033, em relação ao ano-base de 2019. Este ano, dando um passo além, foi a primeira assumir o compromisso de neutralidade carbônica dos escopos 1 e 2 até 2035.

Fonte: Revista NE

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.