Pepsico incentiva reciclagem de embalagens UHT em ação com Toddynho e Kero Coco
Pepsico incentiva reciclagem de embalagens UHT em ação com Toddynho e Kero Coco

Em parceria com a Eureciclo, empresa especializada em impacto socioambiental, a iniciativa busca tornar a reciclagem desse material mais atrativa, profissionalizando o setor e aumentando a renda das cooperativas e catadores

Com as marcas Toddynho e Kero Coco, a PepsiCo lidera um projeto para fortalecer a cadeia de reciclagem das embalagens longa vida (UHT). Em parceria com a Eureciclo, empresa especializada em impacto socioambiental, a iniciativa busca tornar a reciclagem desse material mais atrativa, profissionalizando o setor e aumentando a renda das cooperativas e catadores.

O acordo viabiliza uma remuneração mais vantajosa pela compra das embalagens pós-consumo junto às organizações de catadores e operadores de reciclagem. Além disso, inclui treinamentos e apoio técnico para profissionalizar um setor amplamente composto por trabalhadores informais. As marcas esperam fortalecer a estruturação da cadeia de materiais recicláveis e incentivar a economia circular.

Segundo Patrícia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil, aumentar a remuneração desse material permite que organizações de catadores e centrais de triagem iniciem ou ampliem a recuperação desse tipo de resíduo, gerando benefícios ambientais e sociais, como a circularidade das embalagens e a destinação correta dos materiais.

 A 16ª edição da EMBALA NORDESTE já tem data marcada no Centro de Eventos do Ceará: 5 e 6 de agosto de 2025

Atualmente, o projeto envolve 50 cooperativas de coleta e separação de resíduos recicláveis em dez estados do Brasil, incluindo Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é expandir para todas as regiões do país.

Por meio da parceria, a Eureciclo oferece à PepsiCo os Créditos de Reciclagem para Embalagens Longa Vida, garantindo que os resíduos sejam rastreados, certificados e auditados, além de possibilitar uma remuneração mais justa para os recicladores.

Além das ações voltadas à indústria e aos recicladores, os consumidores serão incentivados a participar do processo por meio de campanhas nas redes sociais de Toddynho e Kero Coco. A comunicação destaca a importância da separação correta dos resíduos e do descarte adequado, lembrando que as caixinhas longa vida devem ser limpas antes de serem enviadas para a reciclagem.

O projeto também conta com a participação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela fabricação do alumínio presente nas embalagens, e da Tetra Pak, fornecedora das caixas longa vida de Toddynho e Kero Coco. A iniciativa reúne os principais elos da cadeia produtiva para estruturar um processo eficiente de recolhimento, separação e reciclagem das embalagens pós-consumo.

A CBA desenvolveu uma nova tecnologia que permite separar o alumínio do plástico e do papel presentes na estrutura das embalagens longa vida. Essa inovação aumenta o aproveitamento de cada um dos materiais, tornando o processo de reciclagem mais eficiente e sustentável.

Fonte: Mundo do Marketing

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.