Danone Brasil lança nova embalagem mais leve e sustentável, inspirada na natureza
Danone Brasil lança nova embalagem mais leve e sustentável, inspirada na natureza

Iniciativa alia inovação, redução de impacto ambiental e compromisso com a economia circular

A Danone Brasil anunciou o lançamento de uma nova embalagem de 100g para produtos lácteos como Activia, Danoninho e Actimel. Desenvolvida com foco na sustentabilidade e desempenho técnico, a solução foi criada em parceria com a Graham Packaging, a consultoria Amazu Biomimicry e o Cazoolo, laboratório de design de embalagens circulares da Braskem.

O novo design biomimético — que imita padrões naturais como colmeias de abelhas, carapaças de tatus e trombas de elefantes — resultou em uma textura hexagonal, que garante maior resistência e eficiência nos processos de envase, transporte e distribuição.

Redução de peso e menor impacto ambiental

A embalagem é 8% mais leve em comparação à anterior, sem comprometer sua funcionalidade ou segurança. Segundo Gustavo Alvarez, diretor de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil, a iniciativa representa um marco importante na trajetória de sustentabilidade da empresa.

ANTECIPE-SE E FAÇA O CREDENCIAMENTO GRATUITO PARA A EMBALA NORDESTE 2025

“Desde 2015, já reduzimos globalmente em 38% nossas emissões de carbono. Essa nova embalagem reforça nosso compromisso com soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis.”

Processo colaborativo e tecnologia de ponta

O desenvolvimento da nova embalagem envolveu um sprint de cinco dias com participação de especialistas da Danone, Graham Packaging, Amazu e Cazoolo. A metodologia utilizada foi o Design for Environment (DfE), com aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para mensurar o impacto ambiental desde a concepção até o descarte.

O processo contou ainda com o uso de impressoras 3D, o que permitiu criar protótipos de alta fidelidade para testes e validações, acelerando o tempo de desenvolvimento e garantindo os mais altos padrões de qualidade.

“O trabalho conjunto foi essencial para alcançar uma solução que unisse inovação, desempenho técnico e ganhos ambientais”, explica Mathew Joseph, diretor geral da Graham Packaging.

A biomimética como aliada da inovação

Para a CEO da Amazu, Giane Brocco, a natureza foi a principal inspiração para o projeto:

“Acreditamos que a natureza é a maior designer de soluções sustentáveis. A nova embalagem reflete isso: alta performance com menor impacto ambiental, além de promover regeneração.”

O método Bio Sprint, utilizado no projeto, trouxe para o design os princípios evolutivos da natureza, garantindo eficiência estrutural com menor uso de material e melhor adequação aos ciclos de vida sustentáveis.

Compromisso com o futuro e com o planeta
Segundo Mário Rezende, vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil, a nova embalagem está alinhada à estratégia da companhia de reduzir em 30% o uso de plásticos virgens até 2030 e em 50% até 2040.

“Queremos unir inovação e sustentabilidade em cada etapa da cadeia de valor. Assim como promovemos práticas regenerativas com a Jornada Flora, buscamos criar embalagens que respeitem o planeta e atendam às expectativas de consumidores conscientes.”

A Danone, que já é certificada como B Corp no Brasil para todas as suas marcas, pretende alcançar a certificação global até 2025, consolidando sua visão “One Planet. One Health”, que reconhece a conexão entre a saúde das pessoas e a do meio ambiente.

A Danone Brasil reforça sua liderança em inovação sustentável ao lançar uma embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental. A iniciativa mostra como a colaboração entre ciência, design e responsabilidade socioambiental pode gerar soluções eficazes para um futuro de baixo carbono e economia circular.

 

 

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.