Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano
A chinesa BYD inaugura hoje, 9, seu maior complexo industrial fora da Ásia, em Camaçari, na Bahia. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda etapa.
Desde o início de outubro, foram contratados 350 trabalhadores, com previsão de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Quando estiver em plena operação, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
“É um impulso extraordinário para a economia, o comércio, o emprego e a renda, além de fortalecer o desenvolvimento tecnológico, que hoje é o motor da geração de oportunidades no mundo”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A planta ocupa uma área de 4,6 milhões de m² e conta com uma linha de produção mista, que permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. Atualmente, a unidade opera com a montagem de veículos pelo sistema SKD. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de maior participação de componentes fabricados no País.
Início das obras
As obras começaram em março de 2024. A primeira das 26 instalações do complexo já está em operação, e os primeiros veículos montados na unidade começam a ser distribuídos para a rede de concessionárias.
Alinhado às metas de transição energética do País, o complexo obteve a certificação internacional I-REC, que comprova que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com uma economia de baixo carbono.
Cerimônia de inauguração
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participaram o presidente da BYD, Wang Chuanfu, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, e outras autoridades.
Foto: Divulgação