Projeto prevê instalação da primeira unidade industrial da empresa no Nordeste, em área localizada na região de Goiana (PE)
O Grupo NBR anunciou investimento de R$ 1,2 bilhão para a construção de sua primeira fábrica no Nordeste brasileiro. Segundo o CEO da companhia, Evandro Lira, os recursos para viabilizar o empreendimento já estão assegurados, incluindo investidores definidos e contratos assinados.
A unidade será instalada em Atapuz, distrito localizado na região de Goiana, em Pernambuco, polo automotivo que já concentra operações relevantes da indústria nacional, como a fábrica da Stellantis onde são produzidos modelos da Jeep, Fiat e Ram.
Ainda segundo a NBR, a área destinada ao projeto já foi adquirida e o cronograma segue em execução independente. Até o momento, porém, o grupo não detalhou capacidade produtiva, cronograma de obras, geração de empregos ou quais veículos e tecnologias serão produzidos na futura instalação.
O anúncio reforça a movimentação de expansão industrial no Nordeste, região que vem atraindo investimentos automotivos nos últimos anos graças à infraestrutura logística estratégica, incentivos fiscais e proximidade com portos importantes.
Goiana, especificamente, consolidou-se como um dos principais polos automotivos do país após receber grandes investimentos industriais ao longo da última década, tornando-se um ambiente atrativo para novos projetos ligados ao setor.
A NBR vem utilizando um discurso voltado à valorização da indústria nacional e à ampliação da presença brasileira no segmento automotivo. A empresa destaca que o projeto representa uma “conquista dos brasileiros”, reforçando o posicionamento institucional da marca.
Até o momento, sabe-se que a NBR planeja introduzir no mercado nacional um conceito de veículos modulares, capaz de originar diferentes tipos de carroceria, como buggy, buggy fechado, jipe e até picape. O modelo contará com estrutura reforçada, opções de tração 4×2 ou 4×4 e entre-eixos de 2.589 mm. As rodas serão de liga leve aro 17, calçadas com pneus 225/60 R17.
Fonte: Guru dos Carros



