Ponta Grossa é reconhecida em âmbito estadual pela força do seu parque fabril, o maior do interior do Paraná. O município possui um polo industrial bastante diversificado, cujo desenvolvimento se mistura com a história da cidade – sua primeira grande fábrica foi a cervejaria Adriática, fundada ainda na última década do século 19, no Centro da cidade, permanecendo na principal avenida do município (Vicente Machado) por praticamente um século, até meados década de 1990.
Essa vocação, acelerada na década de 1970, com a construção do polo moageiro, fez com que a cidade atraísse inúmeras empresas do setor de embalagens, a ponto de hoje se tornar um polo neste ramo. Um polo de embalagens que se tornará ainda mais forte com a chegada da Owens-Illinois, a maior fabricante de garrafas de vidro do mundo.
A expressividade do ramo de embalagens na cidade é demonstrada pela grandeza dos nomes das empresas que possuem unidades no município, incluindo multinacionais: Tetra Pak, Crown, B.O. Packaging, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras. São empresas que produzem embalagens de papelão, de papeis cartonados (longa vida), copos e baldes de alimentos de polipapel, latas de aço, latas de alumínio, e outros. Setor que ganhará o reforço da multinacional americana que fabricará garrafas, justamente para abastecer outro polo industrial consolidado: o cervejeiro.
“Ponta Grossa é um importante polo de embalagens no Estado. O município se transformou em um polo industrial com participação bastante de significativa no ambiente de embalagens. A cidade tem localização geográfica estratégica e tem todo seu desenvolvimento ligado aos ciclos industriais”, destaca Rui Gerson Brandt, presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel). Com exceção da Metalgráfica Iguaçu, hoje pertencente à CSN, que foi fundada há mais tempo, as outras empresas vieram a partir da segunda fase industrial da cidade, como a Tetra Pak, por exemplo, que inaugurou em 1999. A Crown iniciou as operações em 2011, assim como a B.O. Packaging, em um condomínio industrial, e depois finalizou a construção da sede própria em 2017. A Bras Onda, fabricante de embalagens de papelão de Curitiba, fundou a filial no Distrito Industrial da cidade no final de 2020.
Confira a matéria completa na íntegra: A Rede Info