Mercado de embalagens projeta crescimento de 1,6% em 2024
Embalagens

ESPECIALISTA DA ALPER EMBALAGENS COMENTA CRESCIMENTO DO SETOR QUE SEGUE AQUECIDO E POSSUI PROJEÇÃO DE MELHORA PARA O PRÓXIMO ANO, ALÉM DE FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR TAL PROJEÇÃO COMO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.

O mercado de embalagens no Brasil vem crescendo nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como o aumento do consumo, a inovação tecnológica e a preocupação com a sustentabilidade De acordo com dados da Mordor Intelligence, o setor registra um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 4,20% durante o período de previsão de 2023 a 2028.

Esse aumento também está intimamente ligado à atividade econômica do país, ao poder de consumo do brasileiro e às tendências culturais.

Esses elementos desempenham um papel fundamental no impulsionamento ou desaceleração da indústria como um todo. Entre 2014 e 2018, o setor de embalagens registrou um crescimento médio de 1,1% ao ano, e a perspectiva da ABRE é de ser ainda maior nos próximos anos, com uma previsão de alcançar 1,6% até 2024.

Para Alexandre Gorla, especialista em Consultoria da Alper Embalagens, este crescimento também pode estar atrelado a força que tem o mercado de embalagens, que oferece ao consumidor segurança, higiene e praticidade. “É importante sempre buscar soluções para entender e atender a necessidade do mercado e dos consumidores.”, comenta o especialista.

EMBALAGENS E SUSTENTABILIDADE

Diante do crescimento da indústria de embalagens e plásticos, pode surgir a preocupação quanto à poluição e meio ambiente e, em meio a esta demanda, o mercado também busca adaptações para não somente atender demandas, mas contribuir para o meio ambiente. Uma pesquisa realizada pela PICPlast em parceria com a ABIPLAST e noticiada pelo portal Exame apontou que só em 2021 mais de 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados, representando 1 milhão de toneladas. Alexandre Gorla também reforça a importância das empresas do segmento se preocuparem cada vez mais com ações que contribuem para o meio ambiente: “Cuidar do nosso planeta é um dever de todos”, finaliza.

Confira a reportagem no portal Terra.

PARTICIPE DA EMBALA NORDESTE E ENCONTRE AS MELHORES SOLUÇÕES EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, EMBALAGENS E SERVIÇOS