Codec articula parceria com gigante global de embalagens para atrair novos investimentos ao Pará
Codec articula parceria com gigante global de embalagens para atrair novos investimentos ao Pará

Dados de estudo em elaboração pela Codec apontam que o mercado de embalagens no Pará movimenta R$ 570 milhões ao ano, mas depende majoritariamente de fornecedores externos

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, na última semana, uma reunião on-line com a JBT Marel, uma das maiores empresas globais do setor de máquinas e embalagens para alimentos. O encontro marcou a primeira apresentação do Estado após a participação na Feira Internacional de Embalagens (Fispal), em São Paulo, e já apontou encaminhamentos voltados à atração de investimentos para o setor no Pará.

Em elaboração pela equipe técnica da Codec, um estudo de mercado revela que o segmento de embalagens movimenta aproximadamente R$ 570 milhões por ano no Estado, mas ainda depende fortemente de fornecedores em outros Estados, o que eleva custos e compromete a competitividade de cadeias produtivas estratégicas, como alimentos, bebidas, fertilizantes, dendê e açaí.

A gerente de Atração de Investimentos da Codec, Sabrina Sena, que participou da Fispal e articulou o contato com a empresa, ressaltou a importância da aproximação. “O Pará tem uma economia em crescimento e precisa atrair a indústria de embalagens para dar suporte às cadeias produtivas já existentes e às que estão em expansão. Esse setor é estratégico para consolidar o Estado como polo competitivo, inovador e sustentável”, destacou.

O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, reforçou que o Pará reúne condições diferenciadas para receber novos empreendimentos. “Nosso papel é aproximar o setor produtivo do Estado, criando condições para que novos empreendimentos encontrem no Pará um ambiente competitivo, sustentável e seguro para investir”, afirmou.

Representando a empresa, o diretor comercial do segmento de embalagem, Januário Soligon, destacou o interesse da JBT Marel em expandir sua atuação em mercados estratégicos no Brasil. “A JBT Marel é uma companhia global que atua em mais de 30 países, oferecendo tecnologia de ponta em máquinas e embalagens. Nosso compromisso é apoiar empresas de todos os portes, com soluções inovadoras e sustentáveis, que aumentam a eficiência e a competitividade da cadeia de alimentos”, disse.

Entre os encaminhamentos da reunião, está a realização de um seminário técnico em Belém, voltado para o setor, que deverá aprofundar o diálogo sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade, alinhado ao esforço da Codec de estruturar o setor de embalagens no Estado.

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.