BYD inaugura maior complexo industrial fora da Ásia na Bahia
BYD inaugura maior complexo industrial fora da Ásia na Bahia

Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano

A chinesa BYD inaugura hoje, 9, seu maior complexo industrial fora da Ásia, em Camaçari, na Bahia. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a nova planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda etapa.

Desde o início de outubro, foram contratados 350 trabalhadores, com previsão de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Quando estiver em plena operação, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.

“É um impulso extraordinário para a economia, o comércio, o emprego e a renda, além de fortalecer o desenvolvimento tecnológico, que hoje é o motor da geração de oportunidades no mundo”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A planta ocupa uma área de 4,6 milhões de m² e conta com uma linha de produção mista, que permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. Atualmente, a unidade opera com a montagem de veículos pelo sistema SKD. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de maior participação de componentes fabricados no País.

Início das obras
As obras começaram em março de 2024. A primeira das 26 instalações do complexo já está em operação, e os primeiros veículos montados na unidade começam a ser distribuídos para a rede de concessionárias.

Alinhado às metas de transição energética do País, o complexo obteve a certificação internacional I-REC, que comprova que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com uma economia de baixo carbono.

Cerimônia de inauguração

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participaram o presidente da BYD, Wang Chuanfu, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, e outras autoridades.

Fonte: Mercado & Consumo 

Foto: Divulgação 

Embala Nordeste Feira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.