A Black Friday 2025, que acontece no dia 28 de novembro, promete movimentar o comércio brasileiro. Para empresas que trabalham com embalagens sustentáveis, a estimativa é de um aumento de 120% no número de pedidos em relação ao ano anterior.
Essa alta deve ser impulsionada, principalmente, por pequenas e médias marcas que pretendem lançar edições especiais, kits promocionais e embalagens personalizadas. Além de apostarem em diferenciação, o setor está mais preocupado em reduzir o impacto ambiental de suas operações, o que tem acelerado a busca por soluções sustentáveis.
Essa é uma tendência que deve marcar a Black Friday deste ano. A sustentabilidade deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma obrigação para quem deseja se manter relevante no mercado. O consumidor atual exige esse compromisso e afirma que ele influencia diretamente na decisão de compra.
Diferentes pesquisas reforçam esse comportamento: um levantamento da Trivium Packaging mostra que 70% dos consumidores se declaram ambientalmente conscientes, e 68% afirmam já ter escolhido um produto com base na sustentabilidade da embalagem.
Outro estudo, conduzido pelo instituto Opinion Box, revela que 76% dos brasileiros consideram importante que a embalagem contenha algum selo que comprove a sustentabilidade.
Além da sustentabilidade, outras tendências se destacam
Outras duas tendências também devem ganhar destaque na Black Friday deste ano: a personalização e a digitalização dos processos produtivos.
A primeira delas está relacionada ao fato de que, cada vez mais, as empresas querem embalagens diferentes para campanhas sazonais ou destinadas a públicos específicos, como influenciadores. A personalização pode incluir materiais diferenciados, QR codes, design bem elaborado, mensagens, informações de contato e elementos visuais criativos, por exemplo.
Esses fatores melhoram a experiência de unboxing e fazem com que o público perceba o cuidado e a dedicação ao produto. Segundo a Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (ABCSC), as experiências interativas ajudam a criar uma conexão emocional entre a marca e o cliente.
E o melhor de tudo é que, hoje, já é possível conciliar personalização e sustentabilidade em um mesmo produto, com embalagens recicláveis e compostáveis, com diferentes acabamentos, impressão personalizada e apelo visual, sem abrir mão da durabilidade.
A digitalização, por sua vez, é o que permite fazer tudo isso com mais agilidade, menos estoque parado e, ainda, menos desperdício. Para a indústria, isso significa mudar de mentalidade: não é mais só produzir em escala, é produzir com inteligência, de forma flexível e sustentável.
Setor precisa estar pronto para atender à alta da demanda
Segundo pesquisa realizada pelo Kwai, 84% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday, sendo que 42% devem realizar as aquisições em lojas online. Para dar conta dessa demanda, a indústria de embalagens precisa estar preparada para intensificar a produção.
Afinal, todo produto que chega à casa do consumidor precisa estar bem armazenado e protegido. E, além de garantir a integridade do produto, uma embalagem bem projetada impacta a percepção de valor do consumidor e reduz perdas logísticas em períodos de alto volume de pedidos.
Planejar a data, portanto, vai além de definir promoções e descontos. É preciso prever demanda, estruturar logística, realizar ações de marketing, anotar tendências para o próximo ano e, especialmente, incluir a embalagem como parte da estratégia.
Fonte: Ecommerce Brasil // Foto: Freepik



