A Suzano e a Natura anunciaram a formação de um consórcio para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens de cosméticos. De acordo com a fabricante de papel e celulose, o objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas à produção de embalagens sustentáveis e compatíveis para uso em cosméticos, como frascos, potes, tampas e outros recipientes, bem como em embalagens flexíveis, filmes e coatings.
A aliança estratégica prevê uma chamada pública para reunir e integrar centros de pesquisa, empresas e startups que também tenham o compromisso com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Haverá um comitê de avaliação multidisciplinar, que levará em consideração, sobretudo, três parâmetros prioritários: ser de fonte renovável, ser uma solução biodegradável e ser passível de reciclabilidade.
A Natura tem a meta de que 100% de suas embalagens sejam reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Segundo a companhia, em 2024, o índice de uso desses materiais para Natura e Avon na América Latina foi de 84,6%.
“Nossa trajetória de mais de cem anos nos permitiu passar por uma série de transformações e inovar a partir da fibra do eucalipto, desde a produção de celulose e papéis tradicionais, até os papéis especiais para o desenvolvimento de embalagens”, diz André Junqueira, diretor de Operações Comerciais da Unidade de Papel e Embalagem Suzano. “Essa parceria vai além das embalagens. Ela contribui para metas globais de descarbonização e mostra como ciência e inovação, quando alinhadas à sustentabilidade, podem transformar indústrias e gerar benefícios reais para pessoas e para o planeta”, ressalta Junqueira.
“O consórcio com a Suzano reforça nossa convicção de que a transformação das embalagens na indústria depende de colaboração e novas tecnologias de baixo carbono. Ao reunir startups, ciência e parceiros estratégicos, aceleramos a descoberta de materiais mais circulares e regenerativos, alinhados às ambições da Natura de se tornar uma empresa regenerativa até 2050”, afirma Romulo Zamberlan, diretor de Pesquisa Avançada da Natura.
Fonte: Embalagem Marca



