Versatilidade da marcação a laser em linhas de produção

por embala_ne
0 comentário

A tecnologia de marcação a laser pode se adaptar a qualquer linha de produção?

Sabemos que, com o crescimento da tecnologia, o mercado exige cada vez mais agilidade de todos os processos em uma empresa. Com a marcação de embalagens, não é diferente. Por isso, a tecnologia a laser pode ser uma grande aliada, visto que acelera consideravelmente essa etapa tão importante da fabricação.

Assim, o que era considerado um grande problema para quem necessitava codificar informações complexas, hoje já não é mais. Essa tecnologia tem ganhado destaque no mercado, visto que apresenta uma elevada qualidade de marcação de códigos e gráficos em altíssima qualidade.

Porém, não basta só escolher a marcação a laser para que os benefícios reflitam no faturamento. É importante conhecer e entender qual é o codificador ideal, ou seja, aquele que vai trazer custo benefício e lucratividade para o seu negócio.

Por isso, é importante que a escolha seja baseada em alguns fatores, como: velocidade, produtividade, tempo de parada, adaptação, dentre outros.

 

Vantagens

 

A codificação a laser pode ser extremamente versátil para codificar códigos simples e complexos, independentemente do tamanho da sua linha de produção. A capacidade de marcação permite diversas aplicações como: códigos de barra, datamatrix, múltiplas linhas de texto, logotipos, data, hora, lote e muitos outros, tudo isso em alta qualidade.

Além disso, sua adaptabilidade é o principal diferencial para empresas que precisam realizar marcações em diferentes materiais, visto que a tecnologia a laser permite codificar variados tipos de substratos, como vidro, garrafas PET, papelão, filmes flexíveis, madeira, peças automotivas, produtos alimentícios e muitos outros, atendendo a todos os requisitos individuais de cada produto.

Outra vantagem é a de proporcionar agilidade sem perder a qualidade das informações, uma vez que essa tecnologia pode marcar produtos em movimento, mesmo em alta velocidade. Por ser um equipamento versátil e flexível, o codificador a laser pode ser instalado facilmente em qualquer ambiente.

 

Aplicações

 

Existem modelos de codificadores para atender a diversas necessidades, seja em produções em espaços reduzidos e amplos ou em ambientes extremos.

Espaços reduzidos: o mercado oferece modelos de codificadores com tamanhos que giram em torno de 15cm de altura e de largura e 60cm de comprimento, ideais para ambientes onde o espaço é limitado. Tudo isso sem perder a alta durabilidade do tubo de laser, reduzindo o custo operacional e de produção.

Solução flexível: existem soluções mais flexíveis para a marcação de códigos simples e complexos com variedade de velocidades para a linha de produção e também para os materiais. Processadores que permitem a realização de codificação em grandes quantidades de códigos variados e complexos, principalmente em linhas de alta velocidade. Ao mesmo tempo, informações mais simples também podem ser codificadas de maneira rápida e fácil sem alteração de requisitos.

Ambientes extremos: impressoras com classificação IP54 em todo o sistema padrão (e IP65 como opcional) garantem aplicações em alta velocidade em ambientes de produção exigentes, com lavagem, por exemplo. Possuem recursos exclusivos que garantem a codificação de produtos em alta qualidade na mais ampla gama de materiais e substratos.

Espaços amplos: se a necessidade é codificar áreas grandes, como alimentos e iogurtes, o mercado conta com impressoras com grandes espaços de marcação, permitindo a codificação de dados de até 601mm.

Fonte: Adaptado do site da PowerCoding

(https://www.powercoding.com.br/a-tecnologia-de-marcacao-a-laser-pode-se-adaptar-a-qualquer-linha-de-producao/)

Compartilhar

Você pode gostar

Deixar um comentário