Os parâmetros normativos obrigatórios para o desempenho das embalagens em geral
Embalagens

Durante o desenvolvimento do produto, a embalagem será escolhida por sua capacidade de proteger, preservar e promover. A promoção é normalmente por meio de cor, forma e marca e a preservação pode ser testada por meio de ensaios de vida de prateleira e na avaliação da adequação da embalagem ao produto.

No entanto, ao considerar como a embalagem ajudará na proteção, deve-se levar em consideração o movimento do produto na cadeia de distribuição. Existem vários testes que são empregados pelos fabricantes de embalagens durante o projeto e fabricação para testar sua adequação ao seu propósito. Eles também podem ser usados por fabricantes e laboratórios de teste independentes como ferramentas de investigação como parte da pesquisa sobre o desempenho da embalagem.

Um dos testes comumente usados na indústria de embalagens é o teste de compressão. A resistência à força de compressão aplicada a um contêiner de papelão está relacionada a vários fatores. As propriedades de resistência aumentam com a espessura, mas podem ser reduzidas por um aumento no teor de umidade. Todos os produtos de papel e cartão procurarão atingir o teor de umidade em equilíbrio com as condições ambientais. Isso é conhecido como hipersensibilidade.

Com recipientes de papelão ondulado, o tipo de cartão também influenciará as propriedades de resistência. As amostras de papelão ondulado variam de face única (composta por uma camada de revestimento único e uma camada de estrias) a parede tripla (composta de quatro revestimentos e três camadas de estrias) com aumento de resistência. Deve-se entender que há os requisitos mínimos de desempenho a serem exigidos de embalagens em geral.

A embalagem utilizada em toda a cadeia de abastecimento e a sua gestão desempenham um papel crucial na otimização da sua operação. A embalagem reutilizável não pode ser considerada isoladamente e deve ser avaliada no contexto de todo o sistema da cadeia de suprimentos. Por isso, deve-se avaliar a embalagem para o engajamento do usuário. As soluções de embalagens reutilizáveis nem sempre são adequadas. Certifique-se de que sua embalagem interaja bem com todos que ela encontrará ao longo de sua jornada na cadeia de suprimentos antes de implementar um programa reutilizável.

Por exemplo, ao se enviar a embalagem reutilizável para fornecedores, certifique-se de que eles concordam em enviá-la de volta. Da mesma forma, se os motoristas de empilhadeiras costumam manusear sua embalagem, eles devem fazê-lo adequadamente para reduzir os danos.

Um parceiro especializado em embalagens ajuda a garantir que se maximize as devoluções e otimize as embalagens. Alguns fornecedores podem dizer que o processo de fabricação minimiza os custos. Embora se possa economizar na embalagem, pode-se perder os benefícios de longo prazo da conversão para reutilizáveis ao longo do tempo. Um especialista pode ajudar a identificar a melhor embalagem para reduzir custos em outras áreas e encontrar oportunidades para aumentar a produtividade.

Veja a matéria completa na íntegra: Revista AdNormas