A indústria e o mercado de embalagens no Brasil estão entre os mais relevantes do mundo e, como não poderia deixar de ser, têm apresentado crescimento constante nos últimos anos.
Como exemplo disso, a pandemia de covid-19 acelerou essa tendência de alta constante, devido ao aumento da demanda por embalagens para delivery e comércio eletrônico, por exemplo.
Contudo, o setor também enfrenta grandes desafios, como a pressão por soluções mais sustentáveis e a escassez de alguns tipos de matéria-prima provocada pela alta demanda.
Nesse contexto, é fundamental que as empresas do setor estejam atentas às expectativas e tendências do mercado para se adaptarem e crescerem.
Neste artigo, analisamos as perspectivas e desafios para o mercado de embalagens no Brasil em 2023, com foco principal na relação existente entre esse mercado e a indústria alimentícia.
Cenário atual do mercado de embalagens brasileiro
É importante ter em mente que o mercado de embalagens no Brasil e no mundo depende, mais que outros mercados, do consumo das famílias.
Com isso, quando há uma queda no poder aquisitivo das pessoas e a consequente baixa no consumo, esse setor desacelera.
Porém, em estudo macroeconômico realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), apontou um crescimento constante nesse setor entre os anos de 2016 e 2020.
Na amostragem, que apresenta gráficos bem claros, é possível ver que, se somado todo o período, a indústria de embalagens brasileira cresceu cerca de 25,8 bilhões de reais.
Esse estudo macroeconômico é feito todos os anos e, nos dois anos seguintes (2021 e 2022), a curva de crescimento continuou apontando para cima.
Para se ter uma ideia, estima-se que em 2020 o mercado de embalagens no Brasil tenha movimentado 93 bilhões de reais, saltando para 118,4 bilhões em 2021 e atingindo impressionantes 123,2 bilhões de reais em 2022, segundo aponta a versão mais atualizada do estudo.
Por tudo isso, podemos observar que esse mercado é um dos mais aquecidos da economia brasileira, e muito disso se deve à indústria alimentícia que gera grande parte da demanda geral de embalagens no país.
Confira a matéria completa na íntegra: Food Connection