Nestlé investirá R$ 6 bilhões até 2025 no Brasil
Nestlé

Novo ciclo de investimentos prioriza crescimento dos negócios, transformação do portfólio e novas tecnologias; Brasil consolida-se como o 3° maior mercado mundial da Nestlé

Os investimentos da Nestlé Brasil vão ultrapassar a marca de R 6 bilhões entre este ano e o final de 2025. Os recursos serão destinados principalmente para o crescimento nos negócios, novas tecnologias na indústria, expansão das unidades fabris, transformação do portfólio e avanço da agenda de sustentabilidade Os investimentos também estão direcionados para a construção da nova unidade de Nestlé Purina no Sul do país. O Brasil hoje é o terceiro maior mercado mundial da Nestlé, consolidado como o motor de crescimento da companhia na América Latina.

“Somos o terceiro maior mercado da Nestlé no mundo e o crescimento ainda mais acelerado dos nossos negócios passa por um investimento robusto em diferentes frentes: de expansão e novas tecnologias nas fábricas e nas cadeias de fornecimento, às novas práticas em agricultura regenerativa e portfólio cada vez mais amplo e diversificado, sempre com foco em soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar da pré-concepção ao envelhecimento saudável”, diz Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Entre as categorias em destaque, está a área de Chocolates e Biscoitos, com a implantação de linhas de produção, tecnologias e novos produtos. Para 2024, a Nestlé vai inaugurar uma nova linha de KitKat na fábrica de Caçapava (SP), onde já existe a maior produção do chocolate na América Latina. Até 2028, a expectativa é ampliar ainda mais o parque industrial, com um total de seis linhas exclusivas na unidade do interior paulista. No ano passado, foi inaugurada em Caçapava uma linha exclusiva com foco em customização, que abastece as lojas KITKAT Chocolatory – modelo de lojas próprias que passará por expansão e até o final do ano chegará a 12 lojas e quiosques – e possibilita a criação de novos sabores e formatos, como produtos recheados.

A Nestlé Brasil segue uma jornada de inovação e premiunização do café, agregando valor à categoria e impulsionando o negócio. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a Nestlé é a maior compradora de café brasileiro certificado – desde 2019, 100% do café adquirido é certificado e com origem sustentável. A sustentabilidade é um ponto focal dos cafés: 100% da matéria-prima é rastreável, 100% da energia utilizada na produção é renovável, a Nestlé apoia a reciclagem de cápsulas no país e investe em agricultura regenerativa na cadeia fornecedora.

Já no mercado de petcare, a construção da segunda fábrica de Purina no País, em Vargeão (SC), elevará o negócio de petfood a novos patamares de negócios. A marca, que vem ampliando sua produção em Ribeirão Preto (SP) ano a ano para atender demandas interna e externa, anunciou em 2022 a construção da nova unidade fabril. A nova fábrica nascerá sob o conceito de indústria 4.0 e atenderá à crescente demanda por alimentos úmidos para cães e gatos no mercado interno e externo, consolidando o Brasil como importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, EUA e Europa.

A Nestlé Brasil é a única empresa que oferece nutrição especializada para todas as fases da vida e lidera a agenda de inovação nessas categorias, focando nas diferentes necessidades de nutrição e hábitos de consumo em constante transformação. O portfólio considera de suplementos para gestantes e produtos de nutrição infantil a produtos na fase adulta, em que a empresa contribui para um envelhecimento saudável, com tecnologias exclusivas.

Entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, além de adequações de infraestrutura para novas tecnologias. “Para 2024, seguimos com investimentos em produtividade, inovação e sustentabilidade das operações, com projetos estratégicos de novas tecnologias e linhas de produção de forma a contribuir com o resultado dos negócios. Teremos mais um pico de investimentos, acelerando uma agenda de ESG, inovação e transformação digital que sustentam o crescimento contínuo da operação brasileira da Nestlé”, sinalizou Melchior.

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Para maiores informações: FSB Comunicação